PSICOLOGIA POSITIVA



Ao contrário do que muitos pensam, Psicologia Positiva NÃO é apenas a arte do “pensamento positivo”, muito menos a arte de ficar "sorrindo" o tempo todo. Ela é bem mais ampla do que isso. A psicologia positiva é um dos segmentos mais recentes e inovadores da Psicologia , que procura medir e utilizar as maiores forças e qualidades do cliente, forças essas ligadas à personalidade humana como talentos, forças de caráter, virtudes, resiliência, entre inúmeros outros.

A Psicologia Positiva se baseia em 5 princípios básicos para que o ser humano atinja o bem-estar e a felicidade:

  • 1. Emoções Positivas 
  • 2. Engajamento em alguma atividade que lhe dê prazer 
  • 3. Relacionamentos Positivos 
  • 4. Significado e Sentido 
  • 5. Realização Pessoal 

A Psicologia Positiva cresceu muito nos últimos anos, e hoje já possui pesquisas e embasamento científico, onde, a partir de um mapeamento das forças e virtudes humanas, é possível ajudar a pessoa a enxergar aonde ela precisa se desenvolver mais, quais seus pontos fracos e pontos fortes, e descobrir dentro das suas forças naturais, os principais talentos que ela possui, explorando assim ao máximo aquilo de melhor que ela tem para oferecer tanto na sua vida pessoal como no trabalho, e orientar com relação aos pontos fracos, como ela pode fortalecê-los afim de atingir um equilíbrio saudável de vida.

Assim, ao invés de focar na doença e nos pontos fracos, a Psicologia Positiva foca naquilo de melhor que a pessoa tem, nas suas maiores forças internas, para que ela possa utilizar seus próprios recursos, da melhor maneira possível, como uma forma de defesa para problemas emocionais e psicológicos, promovendo um equilíbrio e bem estar psíquico mais efetivo, estimulando o funcionamento psicológico positivo do indivíduo, ao invés do funcionamento negativo e disfuncional.

Ao mesmo tempo, a Psicologia Positiva reconhece a importância dos sentimentos negativos em alguns momentos da vida e a sua contribuição para o crescimento humano, porém ela enfatiza que o ser humano deve procurar cultivar os sentimentos e emoções positivas ao máximo, para que ele possa neutralizar os efeitos das emoções e dos eventos negativos que todos nós passamos durante a vida. E é justamente com essa premissa que a Psicologia Positiva ajuda o indivíduo a reforçar a resiliência e a manter-se forte diante de todas as circunstâncias.

A Psicologia Positiva é uma abordagem teórica que tem aplicações práticas também que são aplicadas em processos de atendimento individual e em grupo. Além disso, aliando-se a Psicologia Positiva ao processo de Coaching, é possível conseguir resultados ainda mais efetivos e duradouros no cliente, estimulando-o a buscar o bem-estar de forma autônoma e independente, em todos os aspectos da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

ALGUMAS INDICAÇÕES DE UM PROCESSO DE PSICOLOGIA POSITIVA + COACHING

Saúde, emagrecimento, reeducação alimentar, mudança de hábitos, timidez, insegurança, indecisão, lidar com o perfeccionismo e auto-crítica, baixa auto-estima e autoconfiança, dificuldade de autodisciplina, falta de autonomia e responsabilidade, desânimo e falta de motivação, tomada de decisões importantes, busca de soluções e enfrentamento de crises, problemas e situações difíceis pessoais e profissionais, lidar com conflitos e problemas de relacionamento pessoal, conjugal, familiar, profissional, desenvolver o autocontrole, aprender a lidar com doenças crônicas, com a dor física e emocional, lidar com suas próprias fraquezas, melhorar competências e habilidades pessoais, descobrir talentos e a verdadeira vocação profissional, além de ser ainda indicado para aquelas pessoas que PLANEJAM DEMAIS e NUNCA FAZEM aquilo que planejaram, estimulando a organização e planejamento para alcançar metas/objetivos, tirar planos do papel e para partir finalmente para a AÇÃO!

DESCUBRA QUAIS SÃO SUAS FORÇAS PESSOAIS!

Se você quer descobrir e explorar ainda mais suas forças de caráter e encontrar suas top 5 forças de assinatura, clique no link abaixo para fazer o teste, e marque uma sessão para discutirmos os resultados!

Teste VIA-Survey (para maiores de 13 anos e adultos de todas as idades)
http://psicotrainer.pro.viasurvey.org

Teste VIA-Survey Youth (para menores de 13 anos)
http://psicotrainerkids.pro.viasurvey.org