ORIENTAÇÃO VOCACIONAL



Escolher a profissão que mais combina com você, com sua personalidade e suas habilidades, definitivamente não é e nunca foi uma tarefa fácil para ninguém. Todo jovem precisa de orientação sobre o tipo de trabalho que será mais adequado para ele, mantendo em vista suas habilidades e aptidões. Esse processo é mais conhecido como orientação vocacional. A orientação vocacional é um processo facilitador, um serviço prestado ao indivíduo para ajudá-lo a escolher e ajustar a uma ocupação.

A dificuldade em escolher uma profissão não afeta apenas jovens durante o ensino médio, mas também afeta milhares de alunos universitários que já entraram na Universidade, mas ainda não estão satisfeitos com a escolha que fizeram, e estão frustrados com o curso.


Essa frustração profissional também ocorre com diversas pessoas que já são graduadas (e pós-graduadas), que já trabalham e estão inseridas no mercado de trabalho (ou não), mas que após alguns anos na profissão perceberam que aquilo não é o que elas realmente gostam de fazer. Essa sensação de frustração profissional é muito ruim, e afeta milhares de pessoas, causando uma completa desmotivação no trabalho e na vida em geral, estresse, tristeza, baixo desempenho e desesperança, além é claro, de refletir também no aspecto financeiro na grande maioria das vezes. A insatisfação no trabalho também é uma das maiores causas de adoecimento tanto físico como mental, trazendo prejuízos para a pessoa em sua saúde, e afetando profundamente sua saúde emocional, autoestima e autoconfiança.

Hoje existem diversas técnicas de Orientação Profissional, e nosso método alia técnicas de áreas diferentes, como a Psicologia Positiva, o Coaching, e os testes vocacionais tradicionais. A importância de se passar por um processo de Orientação Vocacional é muito grande, pois busca não apenas a satisfação profissional do cliente, como também promove uma economia enorme de tempo e dinheiro, evitando escolhas erradas e arrependimentos futuros na profissão.